O carioca Pedro Siciliano se mudou para São Paulo a convite de Assis Chateaubriand para abrir uma distribuidora de jornais e revistas, fundando em 1928 a Agência Siciliano. Depois de trabalhar como distribuidor das publicações de Roberto Marinho e Assis Chateaubriand, em 1942 inaugurou sua primeira livraria, a Livraria Pedro Siciliano.
A livraria não vendia só livros, mas também jornais e revistas, um novo seguimento para a época. Siciliano era repleta de novidades. Uma delas eram os pocket books importados dos Estados Unidos.
As primeiras filiais surgiram em 1954.
Em 1988, a Livraria decidiu expandir suas atividades no campo editorial, criando a Editora Siciliano, dedicada à publicação de livros infantis e literatura em geral. Poucos anos depois, a Editora já se destacava entre as melhores e maiores do país. Acreditando no desenvolvimento do mercado de usuários de informática, seis anos mais tarde, a Siciliano adquiriu a Berkeley Brasil Editora, empresa-líder nesse segmento, que publicava livros na área de informática.
Em 1996, as duas editoras da Siciliano se transformaram em quatro novos selos: Arx, que publica livros de ficção e não-ficção; Futura, com livros de negócios, tecnologias e informática; Caramelo, especializada em livros infantis; e Arxjovem, que edita ficção e não-ficção para adolescentes. No ano seguinte, a Empresa lançou uma loja virtual, que pode ser acessada pelo endereço www.siciliano.com.br e também passou a atuar com um novo segmento - o CD musical.
Em 1998, o grupo norte-americano Darby Overseas Investments, Ltd. adquiriu 35% do capital da Siciliano. Já em 1999 inaugurou sua primeira megastore em São Paulo e logo se propagou para as cidades como Curitiba e Rio de Janeiro. No ano 2004, a empresa deu início a seu projeto de franquias, que conta atualmente com lojas em Caxias do Sul (RS), Fortaleza (CE), Mossoró (RN), Jundiaí (SP), Rio de Janeiro (RJ), Natal (RN), Rio Claro (SP), São Carlos (SP) e São Vicente (SP).
No dia 6 de março de 2008 a Livraria Saraiva comprou a totalidade das ações da Siciliano por R$ 60,03 milhões, somando às suas 36 lojas mais 63 lojas em quatorze estados brasileiros provenientes da rede da Siciliano. Hoje a livraria esta expandida, e estão com quase todas as categorias de produtos.
Siciliano na web: http://www.siciliano.com.br/
Equipe Marketing Literário.
siciliano é história...sempre comprava por lá!
ResponderExcluirbem interessante a proposta do blog!
visitem tb o blog:
http://just-playboy.blogspot.com/
Amo a Siciliano, e gostei muito de saber sobre a sua historia!
ResponderExcluir